Já está disponível a 75ª edição da "Fenamizah", publicação turca de humor editada por Aziz Yavuzdoğan, com participação de 115 cartunistas e escritores de 36 países diferentes. A “Fenamizah E-Magazine” é publicada mensalmente na plataforma digital com a participação voluntária de artistas de todo o mundo. É publicado gratuitamente, sem qualquer finalidade comercial. Baixo o PDF aqui ou leia online no Fliphtml5.
Segundo Amorim, Avenida Doutor Tal, rua Marechal Tal, travessa Engenheiro Tal, nenhuma delas é mais fácil de se encontrar do que a Rua Paraíso. É sempre uma ruazinha escondida depois da esquina. Lá você vai encontrar humor, quadrinhos e adjacências, reunidos nas 36 páginas de sua nova revista.
A política brasileira pode ser chamada, às vezes, de uma grande cachorrada. É o que se vê nesta sensacional antologia de tiras em cores do publicitário, compositor e músico Carlos Castelo e do cartunista Bier. Um jeito irreverente, divertido e com sacadas geniais de observar o poder no Brasil - a partir do ponto de vista de um casal de vira-latas no cio. Morra de rir com este livrinho em formato de talão de cheques com a qualidade da Editora Noir. Opiniões (sinceras) sobre a obra: "Livrinho ingrato: prova de que o homem é o PIOR amigo do cão..." - Edgar Vasquez "A tira é boa, mas tirem os cachorros" - Spacca "Quem são Tom & Laura?" - Laerte "Que cachorrada do Castelo e do Bier!" - Chico Caruso
A edição de dezembro da revista internacional de humor Fenamizah (Mau humor, em turco) foi publicada. São 100 páginas nesta edição da Fenamizah e-magazine, cujo diretor editorial é Aziz Yavuzdoğan e da qual participaram 106 caricaturistas e escritores de 35 países diferentes. A Fenamizah e-magazine é publicada mensalmente em plataforma digital gratuitamente com a participação voluntária de artistas de todo o mundo e sem qualquer propósito comercial. Você pode baixar o PDF da edição de novembro aqui. Ou ler a revista online nos sites Calameo ou Fliphtml5.
Exposição Quadrinhos no Pompidou
Em 29 de maio foi aberta a exposição “Bande dessinée, 1964 - 2024”, no Centro Georges Pompidou, em Paris. A mostra pretende oferecer um diálogo inédito entre os 3 principais centros de expressão da banda desenhada: a criação europeia, os mangas asiáticos e os quadrinhos americanos. Reunindo fundamentos, surpresas e raridades, a exposição é uma verdadeira celebração dos quadrinhos. A exposição vai até novembro.
Um olhar afinado sobre detalhes do mundo cotidiano (que muitas vezes passam desapercebidos) disposto ao longo de oitenta páginas de pequenas HQs. É o conteúdo de Histórias Mínimas, novo livro do cartunista Paulo Batista, publicado pelo selo PB Editorial do próprio autor. “São temas que eu gosto de explorar como cronista do mundo do meu entorno”, diz o artista. Muitas dessas HQs e tirinhas foram publicadas no Instagram e páginas do Facebook identificadas com o mesmo título do livro. Agora editadas na sequência formam uma narrativa ainda mais interessante sob o traço delicado do cartunista. Para mais informações de como comprar o livro acesse aqui pelo Instagram ou Facebook
Livro Pequena sereia ecológica
Atuando desde 2010 na produção de livros ecológicos para o público infantil, o cartunista Léo Valença criou o "Almanaque Ecológico da Mari", que usa o recurso lúdico para despertar a consciência ambiental das crianças. Mari é uma sereia ecológica que busca sensibilizar crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, como a preservação dos mares e oceanos. A publicação tem objetivo de dar suporte aos professores que buscam conteúdo e atividades de apoio à educação ambiental infantil, por meio de ilustrações e passatempos.
Saiu o novo número do Grifo, publicação de humor e política editada pelos cartunistas da Grafar (Grafistas Associados do RS). Publicado desde outubro de 2020, o jornal apresenta um vasto material de charges e textos combativos, destacando neste número 51 o cinquentenário de Rango, antológico personagem criado por Edgar Vasques em plena ditadura militar.
Livro Pária amada, Brasil! Carlos Castelo lança seu novo livro, "PÁRIA AMADA, BRASIL - 99 aforismos sobre o Brasil & um sobre Portugal”, recheado de observações sarcásticas sobre o país. Uma seleção meticulosa das máximas mais incisivas e humorísticas de Castelo, com base em sua carreira como colunista dos jornais Estadão, Rascunho e O Dia. Castelo criou uma provocação divertida sobre a cultura, a sociedade e as peculiaridades brasileiras. Uma coleção de aforismos que oferece aos leitores uma mistura inusitada de ironia, sagacidade e observações agudas sobre o Brasil. - Tempos Crônicos
Como transformar um café da manhã, uma viagem de ônibus ou um encontro casual em literatura? A crônica tem essa magia - ela pega o comum e revela suas entrelinhas; do lirismo de Rubem Braga e Drummond à crítica social de Lima Barreto, passando pelo humor cortante de Millôr e Veríssimo, até o olhar de Machado de Assis e Júlia Lopes Monteiro sobre o dia a dia. Em seu curso "Arqueologia do Presente: oficina de crônicas", Carlos Castelo, escritor com 20 livros publicados e cronista do Estado de S. Paulo, Rascunho e O Dia, propõe um desafio: observar, sentir e contar. Ao final do curso, você terá escrito um texto autoral que será debatido em classe e estará preparado para continuar a produzir seu próprio material, no estilo que preferir. Não há pré-requisito para o curso.
"Planeta em Risco" é o sexto livro do cartunista paraense J.Bosco, com mais de 40 anos de profissão, são 86 cartuns ecológicos, abordando diversas formas de degradação do meio ambiente, poluição dos rios e mares, desertificação, aquecimento global, extinção de algumas espécies marinhas, crise climática. Um livro com vasto material crítico, com linguagem universal, que nos leva a uma reflexão sobre o tempo de nossa própria existência.